🏢Outsourcing de TI

Dicas para usar metodologias ágeis em times tech remotos

19 de Outubro de 2022

Muito tem se falado em metodologias ágeis nos últimos anos, especialmente aquelas utilizadas na área de tecnologia, mas que também têm se mostrado úteis em outros setores do mercado. Essa é uma tendência que se intensificou após a pandemia, pois nos deparamos com um cenário na qual as empresas precisam se adaptar ao mundo remoto e foram atingidas por uma rápida transformação digital ao redor do planeta. 

Isso implicou em novas formas de gestão de ferramentas e metodologias, visando otimizar a rotina de trabalho sem deixar os níveis de produtividade serem afetados pela mudança tecnológica. Por isso, as metodologias ágeis vem conquistando cada vez mais destaque no contexto empresarial, uma vez que trazem boas perspectivas de agilidade e entrega de valor para os stakeholders envolvidos.

Afinal, o que é metodologia ágil?

As metodologias ágeis são caracterizadas pelo conjunto de práticas que proporcionam meios para gerenciar projetos de um jeito mais simples e otimizado. Geralmente tratam-se de processos estruturados em ciclos curtos, responsáveis por entregar funcionalidades rápidas e frequentes.

Em times de tecnologia, algumas das metodologias ou frameworks mais conhecidos dentro da área são: Scrum, Kanban, Extreme Programming (XP), Lean Development, Scaled Agile Framework (SAFe), entre outras. Todos esses métodos possuem objetivos específicos e são pensados para proporcionar mais agilidade tanto para a equipe, quanto para a execução das tarefas em si.

Quais são os principais benefícios das metodologias ágeis?

  • Pequenas entregas diárias: Planejar e executar pequenas tarefas todos os dias é bem mais simples e motivador do que enormes ciclos de atividades que nunca tem fim. Quando se fala em times tech, esse é um dos benefícios mais interessantes, pois auxilia a equipe a realizar entregas por etapas alinhadas às necessidades. 
  • Mais controle das tarefas e ajustes: Quanto mais rápido o time detectar alguma inconsistência no projeto, mais fácil será para propor novas soluções. Além disso, o tempo para ajustar qualquer incompatibilidade será muito mais compatível com a realidade das ações que estão sendo executadas. 
  • Agilidade para o trabalho remoto: Este é um modelo de trabalho que está ganhando força mundialmente, por isso a adaptação de empresas e profissionais a esse novo formato pode sofrer impactos.  Com isso a metodologia ágil ganha destaque, pois é uma forma de reorganizar as rotinas de trabalho que eram até então presenciais. 
  • Uso de ferramentas mais eficientes pelo time: Independente do tipo de escopo e do projeto, várias as ferramentas podem ser utilizadas para auxiliar na produtividade e gestão de tempo. Isso facilita a fluidez do trabalho, onde as equipes conseguem focar em atividades realmente transformadoras para o negócio.

Como as metodologias ágeis impactam em times tech?

Essa é uma boa forma para oferecer inovação e qualidade de maneira rápida e escalável em time de tecnologia. Isso porque os profissionais de TI quase sempre estão envolvidos em muitas atividades importantes ao mesmo tempo, o que dificulta ter clareza na priorização de tarefas. Como consequência disso, a agilidade pode ser comprometida e as entregas afetadas.

Assim, deixar para trás modelos antigos e tradicionais de execução, significa abandonar burocracias desnecessárias para focar no que realmente importa. Por isso, as equipes de tecnologia tem muito a se beneficiar. 

Conheça alguns dos principais métodos ágeis e entenda qual deles faz mais sentido para a sua equipe:

Scrum

Esse método tem como objetivo promover a geração de valor a partir de entregas de alta qualidade em períodos de tempo bem definidos – as chamadas sprints. Geralmente acontecem intervalos de 15 em 15 dias e ao final do período, os profissionais apresentam o que conseguiram entregar até aquele momento, além de coletar feedbacks para a próxima sprint. 

Kanban

Nessa metodologia são utilizados cards (os chamados “cartões”) ou outros meios visuais para facilitar a compreensão dos processos e dos projetos. Dessa forma, a equipe consegue ter ampla visualização das tarefas de cada um, do micro ao macro, o que ajuda a entender se está sendo o melhor caminho para gerar resultados. Conforme as tarefas vão sendo realizadas, os status de cada uma são atualizados como em “a fazer”, “em andamento” e “concluído”, por exemplo.

eXtreme Programming (XP)

O método se assemelha ao Scrum, mas aqui o foco está no desenvolvimento de funções unicamente técnicas, ao contrário da primeira que pode envolver atividades diversas. Isso porque o objetivo do XP é buscar boas práticas para a execução de tarefas voltadas à tecnologia em si, como é o caso dos times tech. Assim, existe uma redução nas incertezas do projeto e uma melhoria constante ao longo do trabalho.

Lean Development

A metodologia visa maximizar o valor agregado e a agilidade das entregas que o time de tecnologia faz, envolvendo um progresso sistemático que pode ser dividido em quatro etapas: planejar processos; identificar melhorias; executar mudanças e revisar as melhorias.

Quer utilizar metodologias ágeis em seu time tech remotamente?

Nós podemos te ajudar! Aqui na eNe, nós criamos, construímos e desenvolvemos soluções digitais. Isso significa que você pode ficar tranquilo, enquanto nós criamos um produto digital, do zero, de acordo com a necessidade da sua empresa e utilizando metodologias ágeis.

Então, seja montando um time tech ou de UX para a construção do seu produto digital ou construindo esse produto para você, pode contar com a gente.

()

🏢Outsourcing de TI
OUTSOURCING DE TI
SQUAD

Escreva um comentário: